segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Menina que Roubava Livros




"Talvez esse seja um castigo justo para aqueles que não possuem coração: só perceber isso quando não pode mais voltar atrás."

Esta história é narrada pela Morte. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma menina chamada Liesel integra uma família Hitleriana. A sua mãe comunista fora obrigada a 'dar' a filha para que esta pudesse sobreviver ao regime. Liesel não sabia ler. Ajudada e incentivada pelo seu pai adoptivo, ela aprende a ler. Liesel descobre a amizade e o Amor no seu melhor amigo Rudy. A sua mãe adoptiva lavava e passava roupa para a mulher de uma alta patente do exército alemão. Contra a vontade do regime, que condenava a literatura, esta mulher possuía uma biblioteca e deixava Liesel ir ler os livros. A família adoptiva de Liesel acaba por albergar um rapaz judeu clandestinamente. Este rapaz adoece gravemente e a maneira que Liesel arranja para o 'curar' é lendo livros que 'rouba' da biblioteca. Uma história comovente, com um humor inteligente e muito enriquecedora. Destaco a coragem e altruísmo de Liesel. Destaco também o realismo do regime Hitleriano e o modo como esta história o enquadra tão bem na vida de Liesel. E por fim, destaco as Palavras. As Palavras em forma de livro que salvam cada um dos que Liesel toca. Recomendo vivamente!


2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar deste filme mas foi a primeira vez que vi a apresentação e fiquei rendida, tenho mesmo que ir ver ;)

    ResponderEliminar
  2. Vai Mary! É mesmo muitoooo bom! :D Beijinhos

    ResponderEliminar