quarta-feira, 30 de abril de 2014

terça-feira, 29 de abril de 2014

Muitas vezes...


... tenho a sensação que estar sozinha com os meus pensamentos é extremamente perigoso. :P

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Segundo a minha mãe...

 ... Hoje é o meu Dia, o Dia do Sorriso. Há tantas coisas que me fazem sorrir... Mas os sorrisos são sempre diferentes.
Tenho o sorriso feliz... quando as minhas sobrinhas me 'chateiam', quando tenho os jantares loucos de família, quando vejo um filme da Disney ou de romance, quando me lembro de pessoas muito importantes, quando faço ou digo asneiras, quando tenho os amigos por perto, quando estou com os meus jovens do Grupo de Jovens e da catequese, quando vejo um casal de velhinhos na rua, quando o meu Kiko me vem dar uma lambidela de 'Bom dia'.
Tenho o sorriso misterioso... quando O desejo em silêncio, quando a mente devaneia por 'lugares' quentes, quando leio as pessoas.
Tenho o sorriso tímido... Quando alguém me elogia, quando apresento algo em público, quando digo algo sem pensar.
Tenho o sorriso triste... Quando me desiludo, quando sinto que algo tem tudo para dar certo e não dá, quando digo que estou bem e na verdade não estou, quando quero animar alguém que está numa situação muito difícil, quando me quero esconder dos outros.
Tenho o sorriso preocupado... Quando alguém pede o meu auxilio, quando as minhas sobrinhas vão para longe, quando os meus amigos não me avisam que chegaram bem, quando quero e tento ser boa no que faço.
Tenho o sorriso emocionado e sonhador... Quando penso nele, quando o Sr. M. recebe aquilo que lhe dou, quando ajudo alguém, quando elogio, quando digo 'Gosto de ti', quando penso na minha mãe e na Mulher que ela é e eu quero Ser, quando sinto que a minha Katisha é eternamente a 'My person', quando penso nos amigos maravilhosos que tenho.
Estes são só alguns dos meus sorrisos. Felizmente posso dizer que devo passar a maior parte do meu dia a sorrir, que assim permaneça. :)

sábado, 26 de abril de 2014

Mania


Tenho o vício de cantar quando estou (ou não) a ouvir música. Posso não saber as letras, posso cantar mal, posso desafinar... Mas enquanto estou a cantar, não ouço os problemas na minha cabeça. :)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A aventura da Liberdade

Somos Livres! Neste dia, há 40 anos atrás, uma nação gritava nas ruas estas palavras. Um Povo sufocado pela pobreza e opressão... sonhava com tempos luminosos e de Liberdade. Este dia para mim tem um símbolo de alguém muito especial e importante na minha vida. A personificação da Luta e da Liberdade numa única pessoa. Quis a vida tirar-te fisicamente de mim. É neste dia que tantos te levam cravos vermelhos junto à sepultura... Eu não o faço. Tu és o cravo vermelho da minha vida. Este dia és Tu... Tudo o que Foste, És e Serás. Eu quero Ser como Tu. Neste dia grito contigo, de sítios diferentes é certo, mas no coração tudo se torna perto... Somos Livres!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O Ser Inteiro!


O segredo da paz interior é sermos sempre inteiros na nossa vida... Inteiros nas emoções, nos sentimentos e nas acções. Eu não sei Ser em metades. Ou Sou ou não Sou. Se colocarmos tudo o que somos em tudo quanto desejamos, é porque lutámos sempre para ter o melhor dando o nosso melhor. A maior parte das vezes, desistir é tão mais fácil... Mas... Se não desistimos, é porque vale a pena. Eu sou assim.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

segunda-feira, 21 de abril de 2014

É nos meus sonhos...


... que passeias suavemente. É nos meus sonhos que o sabor da tua pele me invade. É nos meus sonhos que o brilho dos teus olhos me ilumina. É nos meus sonhos que os teus lábios saboreiam o melhor de mim. É nos meus sonhos que o calor do Fogo de onde vens e do que sinto se torna real, e nos aquece... sem nunca se extinguir.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Há pensamentos...


... que tocam como música em nós. Os últimos... os que me aquecem mas atormentam... Os que me adoçam mas entristecem... Soam a pele morena e a olhos negros... Soam ao calor do continente e às cores dos sentidos... Soam à língua atraente e à sensualidade do toque... Soam à doçura e nobreza do Ser. É assim que toca(s) em mim.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Eu e as "coisas" impossíveis


Desde sempre que tenho um 'dom' para as causas difíceis ou impossíveis. Se me aparecem dois caminhos, pois que tenho de escolher sempre o mais complicado... E o pior é que já é inato em mim. Escolho por instinto. Este 'dom' intensifica-se nas relações humanas... em especial na Paixão ou no Amor. Um grande amigo diz-me que eu escolho de propósito por duas razões: para me provar que sou capaz de lutar e vencer; ou porque sei que à partida já está condenado. Pensando muito sobre isso... Tenho de lhe dar uma certa razão. É impressionante o que me acontece... Casos que tinham tudo para correr bem, uma vez que até é recíproco, mas depois falha sempre numa pequena coisa que é a base de tudo. Se calhar sou uma futurista inconsciente... ou uma masoquista consciente. Ainda não percebi bem mas que estou farta de "coisas" impossíveis, estou e muito...

quarta-feira, 16 de abril de 2014

É nos teus olhos...


"É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe,
mesmo quando as suas voltas me levam para longe de ti;
e se outras voltas me fazem ver nos teus
os meus olhos, não é porque o mundo parou, mas
porque esse breve olhar nos fez imaginar que
só nós é que o fazemos andar." 

Nuno Júdice, In Pedro Lembrando Inês

domingo, 13 de abril de 2014

A tristeza...


... da escolha. É triste, muito triste quando percebemos que uma situação nunca se resolverá. As pessoas teimam em esconder, fugir e debater sentimentos e vontades. Tenho a consciência tranquila. Eu luto pelo que quero... Mas também não me humilho. Não mendigo e sei bem o que mereço, e isto, isto eu não mereço. As escolhas foram feitas... e a partir daqui, é o ponto de não retorno. Mais do que Amar os outros, temos de nos Amar a nós próprios, e eu gosto demasiado de mim para suportar algumas coisas. O que Hoje dói, Amanhã será só uma lembrança.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Única certeza da minha vida...


... Sou Mulher de um Homem só. Não sei Sentir nem Ser em metades!!! 

E sim, sou ciumenta! -.- 



Jardim Botânico de Coimbra


Hoje falo-vos desta relíquia verde no meio de Coimbra. Este Jardim surge, oficialmente, em 1772 e desde então tem amplamente crescido e evoluído. Situa-se junto ao Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Por ele e nele, passaram gerações e gerações de Capas Negras. Nele se sonha, nele se respira, nele se Ama, nele nos transportamos para outro mundo... Um mundo de tranquilidade e de uma beleza natural rara. Aconselho vivamente a visita. Aqui fica um vídeo promocional que ganhou um prémio na Croácia no "Zagreb Tourfilm Festival". Vejam e sintam...


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fogueiras...


"... Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos são bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar; e quem chega perto pega fogo."

Eduardo Galeano

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Se ganhasse o euromilhões...


... construía um lar de idosos low-cost. Este é um sonho. Adoro velhinhos e adorava ter um lar com todas as condições e mais algumas para que tivessem uma velhice como merecem, muito feliz. 
... construía um lar de animais. Onde poderiam andar felizes e contentes...sem maus tratos, fome e sede.
... Ajudava a minha Freguesia. Tentava dar as infraestruturas e o dinamismo que as condições financeiras não permitem.
... construía um condomínio privado só para a minha família. Com um jardim grande para as nossas patuscadas. E colocava o Sr. M. a viver connosco sem preocupações de passar fome.
... trazia até mim pessoas que adoro, que estão longe e por motivos económicos não podem viajar.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Em modo...


... Rinite Alérgica no expoente máximo! -.-

domingo, 6 de abril de 2014

Ajudar


Porque é a pequena diferença entre a Inércia e o Ser. Todos nascemos com dons... O meu, já o disse aqui, acho que é ajudar os outros. Eu estou à hora certa, no momento certo com o gesto ou palavra certa. As pessoas hoje em dia refugiam-se nos seus mundos... Os outros na nossa vida implicam dedicação, esforço e trabalho. É tão mais fácil não se relacionar, não se preocupar... Mais fácil és, mais vazio também. Prefiro Viver e Ser com os outros do não Existir sozinha. Dar e receber, sempre :) O primeiro passo na direcção dos outros, é feito dentro de nós.

sábado, 5 de abril de 2014

A minha companhia...


... num sábado de trabalho e num Departamento quase só para mim.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Porque é que gostas de mim?"


Ora aí está uma pergunta que tantas vezes é feita. Porque é que se gosta? Será que os opostos se atraem ou apenas se relacionam? Hum... É difícil definir porque é que gostamos ou simpatizamos com alguém, por vezes imediatamente. A ti, pessoa que gosto, gosto de ti porque...

... és simples
... és  humilde
... tens nobreza de carácter
... és esforçado (a)
... és trabalhador (a)
... tens personalidade vincada
... sorris
... tens medo e arriscas
... tens sentido de humor
... és respeitador (a)
... és meigo (a)
... tens palavras inteligentes
... tens pensamentos e gestos de desejo e paixão
... defendes o sentes e o que acreditas

... porque És Tu, sem imitações e sem cópias. É isso, gosto de ti porque és único(a) e genuíno(a). Com virtudes e defeitos que se encaixam nos meus. :)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Um dia vou ensinar aos meu filhos...


... Que a humildade, persistência e a inteligência são a chave do sucesso. Que a vida é dura, não é um conto de fadas, mas que podem e devem sonhar e lutar para que esses sonhos se realizem. Que nunca se devem contentar com menos do que merecem. Que as desilusões existem mas que o Amor aos outros é o que nos move na vida. Que devem fazer sempre o que sentem, sem medos e barreiras. Que a emoção e a razão têm de ser um equilíbrio. Que os problemas existem mas os lamentos não os resolvem, há que enfrentar e resolver o que não está bem... E se não depender de nós, fazer tudo o que está ao alcance para mudar. Que a vida é assim, real... Não é um mundo de facilitismo e ilusões que todos os miúdos pensam... É assim, real... Onde o Amor e a Dor convivem lado a lado para nos fazer crescer Homens e Mulheres saudáveis, com valores e escrúpulos.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Porque é que se fica?


Porque é que se fica quando sabemos que partir é inevitável? Porque é que se fica quando sabemos que o "sítio" onde se está não nos dá o que merecemos?... Não nos alimenta o corpo e alma por inteiro. Sobrevivemos com migalhas, mas não vivemos com elas. Então, porque é que se fica? Gostamos da ilusão do momento, talvez... Ou então a esperança da mudança. Esperança essa também uma ilusão, porque sabemos que o "sítio" não é nosso... nunca será. Então, porque é que ficamos? O desapego de algo que queremos muito é sempre complicado... Mas as migalhas, as migalhas são poucas e secas. Então, não há razão para ficar.