quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Velhos


Quem me lê há muito tempo sabe da minha paixão por velhinhos. Apesar da minha área profissional ser pautada por números, fórmulas e reacções... No meu coração tudo isto se transforma em Amor quando falo de idosos. Já tirei duas formações ligadas à Psicologia da Velhice, e tiraria muitas mais de se tivesse tempo. Se fosse rica adorava ter um Lar para idosos. Emociono-me com os movimentos já lentos, como o tempo que passa por eles, com as palavras cheias de sabedoria e história, com os abraços de Amor, com as rugas de saudade... Sim, a saudade... Talvez o sentimento que mais mora neles. Saudade do que foi e já não é, saudade dos que lhes pertencem, saudade dos que vão partindo. Saudade. Há um Centro Comunitário que faz um trabalho notável nesta área. Rio-me e emociono-me com o que publicam, e com todo o Amor que vejo retratado em cada sorriso, lágrima e olhar. Hoje partiu o Sr. Alfredo. O Sr. Alfredo era um dos idosos mais alegres e bonitos deste centro. E por mais estúpido que seja, fico sinceramente triste. Revejo nele toda uma classe que tanto é esquecida e maltratada pela sociedade, muitas vezes pela família. Tantas vezes depositados entre quatro paredes e esquecidos pelo tempo. Não merecemos todos ter Vida até ao fim? Caminhamos todos para o mesmo... e era tão bom que fossemos todos Sr. Alfredo. Felizes, corajosos e cheios de Vida... até ao fim. 


2 comentários:

  1. O trabalho que esse Centro desenvolve é fantástico, as actividades que promovem torna vida de todos (utentes e quem lá trabalha) muito mais feliz e rica :D

    ResponderEliminar
  2. Conheces? :O Surpreendida! :D Sim, eu adoro! Mas depois acontecem estas coisas que também sinto como minhas! É a lei da Vida!

    ResponderEliminar